quinta-feira, 27 de março de 2008

Um bom Chá de Menta...

Estamos quase à entrada de uma primavera e está um frio atroz…. Um frio que me faz aumentar o meu consumo de chá. Verdade seja dita na minha casa nunca faltou nem faltará o chá. Ainda me lembro dos chás da minha avó, aqueles chás ajeitados com tanto carinho que me anestesiavam antes de ir dormir. Todos sabemos que um bom chá ou também 茶 em chinês consiste numa infusão de folhas ou botões da planta Camellia sinensis, geralmente preparada com água quente. Contudo, a palavra chá (茶) é também usada popularmente para referenciar qualquer infusão de fruto ou erva, mesmo não contendo folhas de chá, como, por exemplo, o chá de camomila, gengibre, cidreira, limão, valeriana, dente de leão, tomilho, erva doce, hortelã etc. Ultimamente o meu chá preferido tem sido o chá de menta… aquele chá característico de Marrocos. Para aqueles que não gostam de chás, aconselho que bebam um bom chá de menta. Não se vão arrepender. Em Marrocos bebe-se muito chá, muito mesmo... Lá costuma-se beber 3 tipos de chás: chá verde com menta, chá de menta ou chá verde. O chá só com menta é muito usual no Norte de Marrocos, o chá verde com menta é geral por todo o país e o chá verde simples é usado muito no Sul. O chá em Marrocos normalmente é carregado com açúcar, muito e em quantidades exageradas. Eu particularmente não gosto desses chás sobrecarregados de açúcar. Deixo-vos uma dica: em vez de açúcar tirem um bocadinho de mel… adoro!!! ;))
Há quem diga que preparar um chá é só juntar chá verde com água a ferver, açúcar e menta fresca, pois é… que novidade! Contudo, os espertos em chá aconselham o seguinte:
“… despeje água quente na quantidade de chá que quer fazer, mexa durante 5 segundos e deite a água fora. Repare a cor da água… Cinzenta?! Pois pense como realmente isso iria alterar o sabor…. repita este passo mais uma vez e não abuse do tempo em que a água fica em contacto com o chá para não começar a cozer a planta…”
Resumindo, devemos então:
1- ferver água;
2- limpar o chá;
Nota: passo muito importante, uma vez que a sujidade do chá quando vai a ferver deixa um sabor diferente se essas mesmas folhas estiverem minimamente limpas.
3- juntar a agua no bule com o chá;
4- quebrar folhas de menta fresca e pôr dentro do bule;
5- adoçar ao gosto. Mexer bem.
Nota: experimentem adoçar com mel.
E já estamos prontos para beber um bom chá de menta!! ;))

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!