domingo, 27 de abril de 2008

Pessoas Agressivas..

Ora bem, hoje tive a oportunidade de ver à minha frente uma pessoa agressiva. Fiquei a olhar para ela fixamente com um olhar de quem lhe apetecia espancar alguém, mas por dentro eu própria me dizia: "cuidado que ainda sais daqui espancada tu!" - Os meus medos não conseguiram ultrapassar estupidez parecida... Em fim, estas pessoas se comportam em defesa dos seus próprios interesses sem ter em conta nem os sentimentos nem as opiniões dos outros, disso eu já tenho um curso de doutoramento na Universidade da Vida.. nada novo para mim!! Na verdade, estas pessoas adoptam um comportamento tão ameaçante e ofensivo que são capazes de pisar aos outros sem considerar absolutamente nada. Olhando para aquela pessoa, muitas outras pessoas vieram à minha mente, personagens que nunca olvidarei... ver aquela pessoa em acção fez com que me perguntasse mil e uma vez: “porque não ouves, porque não escutas, porque tens que ser assim?!?" - Uma pergunta que ainda hoje em dia continua em aberto para muitas pessoas que já conheci e fizeram ao meu lado um trajecto cheio de buracos irreparáveis...
Na nossa sociedade actual muitas vezes confunde-se ou se associa os comportamentos agressivos com a imagem de uma pessoa segura de si mesma, com auto-estima alta, ideias claras e forte personalidade. Nada mais longe da realidade, pois tão desadaptativo é o comportamento agressivo como o passivo. Cada vez estou mais convencida que ambas posturas denotam problemas de relação. Incluso poderia dizer que muitas das pessoas que se comportam de forma agressiva se sentem na realidade muito mais inseguras ou vulneráveis que as passivas. Usar uma atitude defensiva como couraça para nos proteger e defender dos comentários ou comportamentos dos outros é importante, mas caros amigos acho que há limites para tudo…

2 comentários:

  1. Realmente conviver com pessoas agressivas,causa aquele mal estar,a minha ex-mulher,faz parte deste seleto grupo ativistas da ignorância.Concordo plenamente com as explicações,a cima citadas,sou atacado até no mas simples dos bates papos,é uma situação de muito baixo astral.

    ResponderEliminar
  2. Deve ser uma situação bastante complicada de lidar, penso que independentemente do caso é preciso dizer CHEGA..

    ResponderEliminar

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!