terça-feira, 12 de agosto de 2008

In peace..

Porque não podemos desfrutar de uma segurança perfeita e uma paz plena neste mundo? Será porque estamos todos num plano relativo? Por vezes penso e acabo por concluir que tudo está condicionado pelo tempo e o espaço. Afinal, onde podemos encontrar a segurança plena e uma paz perfeita? Desde o meu ponto de vista, a paz verdadeira e mais profunda é independente das condições externas. A paz verdadeira é a quietude da nossa alma. Se descansamos neste oceano de paz, tudo aquilo que é ruído habitual dificilmente nos pode afectar. Se penetramos no silencio ou na calma, silenciando aquela mente ruidosa, travando os pensamentos e abstraindo os sentidos.. tudo aquilo que representa ruídos, desaparecem. Se vivêssemos em paz.. o mundo caótico de estímulos no qual estamos habituados a estar (os carros, as crianças gritando, o trem passando). Qualquer som não poderá afectar no mais mínimo o nosso estado.

Cada vez estou mais convencida que a paz é o tesouro mais necessário no nosso planeta terra. É o maior dos tesouros em todo o universo. É o factor mais importante e indispensável para qualquer crescimento e desenvolvimento. Só para dar um bom exemplo, é na tranquilidade e na quietude da noite quando a semente brota do solo. A flor abre na profundidade das horas silenciosas. De igual forma, neste estado de amor e paz, as pessoas podem evoluir, crescer nas suas respectivas culturas e desenvolver uma civilização. Se cada homem tentasse trabalhar pela sua própria salvação, não haveria ninguém que pudesse criar problemas. Se cada homem se esforçasse em praticar e alcançar a realização pessoal e colectiva, não tenho dúvidas que a inclinação global da sociedade e do planeta inteiro seria outra e não o conflito. Estou segura que com a paz interna se podem alcançar coisas maravilhosas...
A paz não pode ser mantida à força.
Somente pode ser atingida pelo entendimento - Albert Einstein

2 comentários:

  1. Posso dizer que a Paz na conjuntura que vivemos actualmente é complicado, digamos que ha interesses de governos, empresas, organizações para manter de certa forma as coisas como estão.

    O que mexe o mundo é a economia, de ai os problemas existentes no mundo, a paz vai encontro do que as grandes potencias querem, e eles vão em busca de intereses... economicos, a paz pode-se encontar quando estiverem todos de acordo... em fim..

    Excelente texto ;)

    ResponderEliminar
  2. Pensar que este asunto de la paz es visto como algo condicionado a las grandes potencias y a las grande economias del mundo me dá mucha tristeza.. No deberia ser así, pero sé que desafortunadamente es así como funcionan las cosas. Existen empresas y organizaciones que buscan la paz mundial y luchan constatemente por ello.. no dudo del trabajo de estas organizaciones importantes como la ONU y la OEA, entre otros.. Sin ellas tal vez la historia de la humanidad podria ser otra. Tengo que admitir que muchas vezes llegar no resuelve completamente el asunto pero al menos ayuda. Esto me lleva a cuestionar a los altos dirigentes: que es la PAZ? es lo mismo que yo, tu, el o ella entienden? Resulta dificil encontrar un consenso relativamente a este asunto precisamente porque cada cabeza es un mundo. Alguna vez has preguntado a las personas que significa para ellas la paz? Yo lo he hecho.. y 7 de cada 10 personas no sabe que decirte en un primer momento. A la final que esta pasando? - me pregunto. No sabemos que es estar en paz? cuando fue la última vez que nos sentimos así? A la final, estamos hablando todos de lo mismo? En fin, esto dá para hablar sin parar de una gran cantidad de cosas.. Pienso que el problema se coloca cuando todos vamos en direcciones diferentes supuestamente buscando algo que ni siquiera conocemos o mucho menos sabemos lo que significa. Una vez más la Paz es un estado que varia de persona para persona. Decimos que la PAZ es la no guerra, el no conflicto! Confio que hasta que no desarrollemos un pensamiento colectivo, hasta que la guerra y el conflicto no sean más la principal herramienta utilizada para ganar. Hasta que no se cambie la forma de ganar, dificilmente se encontrará la Paz que tantos paises necesitan..
    Despues continuamos esta conversación! ;) Besitos**

    ResponderEliminar

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!