sábado, 12 de setembro de 2009

Frase #2



Quantas vezes sonhamos durante uma semana? Quantas vezes sonhamos ao longo de um mês? O que é que sonhámos? De que forma interpretamos o que sonhamos? São sonhos coerentes?
1/3 parte das nossas vida é passada a dormir. Esta função da natureza humana tão importante nas nossas vidas pode ter, segundo diferentes autores, objectivos diversos simultaneamente. Para os antropólogos, os sonhos representam um passeio nocturno da nossa alma; para os biólogos, os sonhos permitem manter o nosso cérebro em alerta e vigorizado; para os fisiólogos, os sonhos permitem consolidar as aprendizagens e os processos de memória; e ainda encontramos os psicanalistas que consideram que… 
"Um sonho é a tentativa de satisfazer um desejo"
- Sigmund Freud - 
(Fundador da Psicanálise)
Pessoalmente, considero que sonhar é um processo misterioso mais interessante que o próprio estado de vigília. No sonho somos capazes de ver um gato sem cabeça, um familiar já morto com vida, uma árvore com rosto, etc. Mistura-se realidade com irrealidade, coisas possíveis com outras impossíveis... Tal como quando nos afastamos do mundo exterior e fechamos a porta do nosso quarto para estudar, de igual modo a mente parece abstrair-se do mundo exterior para começar a jogar no mundo do sonho. São os desejos e as impressões guardadas lá dentro capazes de nos fazer experimentar e sentir tanto o mundo exterior como o interior. É incrível... parece como se sonhássemos que estamos num jogo em que a nossa mente nos faz sentir num mundo bastante real. Adoro sonhar e mais ainda quando sou capaz de sonhar acordada! 

4 comentários:

  1. Ahahaha No meu caso esta frase vinha mesmo a calhar hoje:) Deve ser uma tentativa do meu inconsciente apresentar os meus desejos reprimidos:P beijinhos e até breve***

    ResponderEliminar
  2. Ai é? ahahaha.. Muito bem Zlati! Olha se calhar é mesmo isso :P
    Até amanhã! beijos***

    ResponderEliminar
  3. Pois é... os sonhos são uma parte da nossa mente, do nosso corpo, de nós!
    Vivemos com eles, sem os poder controlar, e isso é um grande mistério!
    Mas dizem que só descançamos bem, quando sonhamos...
    Tanta coisa ainda por saber sobre isso!

    Vamos sonhando, acordados ou a dormir, mas vamos sonhando! :)

    ResponderEliminar
  4. Miss J, segundo algumas teorias os sonhos são a expressão do nosso inconsciente. Tudo aquilo que nós desejamos fazer, dizer ou ver mas que não o fazemos, dizemos ou vemos está no nosso inconsciente. Quando sonhamos, esse sonho surge de tudo aquilo que nós conscienteme reprimimos por assim dizer, geralmente aquilo que reprimimos são os nossos desejos. Tenho as minhas dúvidas em relação a esta teoria proposta por FREUD, sonhar é um misterio, mas há coisas que para mim fazem algum sentido..

    Relativamente aquilo de que se descansa bem quando sonhamos.. não sei, eu particularmente quando sonho fico mais cansada ainda.. parece como se durante a noite estive a fazer alguma coisa :) mas não sei.. se calhar depende de pessoa para pessoa. Sem dúvida muita coisa ainda por descobrir.
    Continua sonhando!
    beijinhoss**

    ResponderEliminar

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!