sábado, 6 de fevereiro de 2010

Chá de Gengibre

Estou com gripe, mas hoje lembrei-me dos sábios conselhos da minha avó. Um chá de Gengibre ajuda a combater até a pior das gripes. Pois é, esta especiaria comummente utilizada como um rico aromático, pungente, picante e saboroso tempero especial nos salteados asiáticos e pratos de fruta e vegetais, é desta vez o meu escolhido. O gengibre especiaria é o rizoma subterrâneo da planta de gengibre, conhecido na botânica como "Zingiber officinale". Pensa-se que o nome botânico da planta deriva do seu nome em sânscrito, «singabera», que significa «em forma de chifre», uma característica física reflectida pelo gengibre. O interior do rizoma do gengibre pode ser amarelo, branco ou vermelho, dependendo da variedade. Está coberto por uma pele acastanhada que pode ser grossa ou fina, dependendo se a planta foi colhida quando era madura ou nova.

A verdade é que tal como a minha avó costumava dizer, esta simples raiz possui três benefícios essenciais: acção anti-inflamatória, prevenir o cancro do colo-rectal e ajuda-nos quando o sistema imunitário está doente. O seu alto conteúdo em potássio, magnésio, cobre, manganésio e vitamina B6 (piridoxina) faz isso tudo possível. A vitamina B6 especialmente ajuda a produzir anticorpos para combater as infecções.

Como fazer o chá? - é simples, a minha avó costumava dizer que para obter o sua verdadeira essência importa esmagar o gengibre com alguma pedra ou coisa parecida e depois pô-la a ferver com água durante uns minutos. Depois retira-se o gengibre e bebe-se a água como se fosse um chá! Também pode-se beber com chá-verde à mistura e um pouco de mel.  

Excelente!! 100% aconselhado..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!