sábado, 23 de outubro de 2010

I'm not hungry...

Porque é que existem pessoas que comem, mesmo quando não têm fome?  
Eu tenho uma possível explicação para isso... um principio básico na nossa alimentação é que comamos quando sentimos fome, mas existem também outras circunstâncias que nos podem levar a comer. Tal vez a desculpa mais conhecida seja... Oh! Estou a comer porque estou nervosa! 

A este tipo de comer eu costumo chama-lo de "comer emocional" - comemos porque não encontramos estratégias mais adequadas que nos ajudem a lidar com esse estado emocional de nervosismo. Mas resulta que na minha perspectiva a fome é uma condição activadora de um sistema chamado "sistema de vinculação" - quando somos pequenos procuramos proximidade com a figura materna, porque esta será a nossa principal fonte de alimento e a além disso quem nos colmatará essa necessidade de fome, contudo, quando estamos pequenos também podemos manifestar outras necessidades (como por exemplo, dormir).... mas a questão central é que as mães não são adivinhas e em vez de colmatar a nossa necessidade de sono com aquilo que seria suposto ser mais adaptativo para dormir, dão-nos de comer, comer, comer, comer... é assim como quando estamos pequenos somos levados a comer sempre que sentimos algum mal-estar, deixando de estar atentos ao que é realmente importante quando iniciamos uma refeição (a fome). O curioso disto tudo é que crescemos e continuamos a comportar-nos como se tivéssemos ainda a nossa mãe ao lado dando-nos de comer para conseguir dormir!!! (wrong...)

A minha sugestão é a seguinte sempre que comecem a comer seja lá o que for, perguntem-se em primeiro lugar porque é que estão a comer nesse momento??? Tal vez assim consigam a resposta e com alguma sorte uma estratégia melhor para lidar com o verdadeiro motivo pelo qual se repararam a meter comida na boca sem ter fome...  

4 comentários:

  1. Eu quando estou nervosa fico sem apetite, a mim tem o efeito contrário, bjs

    ResponderEliminar
  2. Pois, as emoções podem ter também esse tipo de efeito na alimentação.. beijinhos***

    ResponderEliminar
  3. es de gran ayuda estas perspectivas... gran aporte tu consejo :) tqm**

    ResponderEliminar

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!