domingo, 15 de janeiro de 2012

A propósito dos pesadelos...



Os pesadelos são sonhos que acontecem quando dormimos e que muitas das vezes são capazes de provocar intensos sentimentos de medo, angustia, terror ou ansiedade. Os pesadelos que conseguimos recordar são porque acontecem durante a segunda parte da noite, durante o sono REM, que é um ciclo de sono prolongado   à medida que a noite vai passando, por isso, recordamos mais o que sonhamos durante a madrugada. 

Muitos pesadelos são comuns durante a infância, sendo ocasionais na idade adulta. As causas mais frequentes podem ser o stress e a ansiedade continuada, que fazem com que acumulemos todas essas tensões no nosso corpo e que o cérebro tem que libertar de alguma maneira durante o sono. Outros factores que facilitam o aparecimento dos pesadelos são: acontecimentos traumáticos, desgostos ou perdas de um ser querido; efeitos secundários de alguns medicamentos; ter febre; sofrer de apneia do sono; comer antes de ir para a cama; o consumo de substâncias psicoactivas e/ou álcool.

Os pesadelos são, na minha perspectiva, uma forma de tornar os nossos sentimentos e emoções mais conscientes. Por isso, considero que ter um pesadelo é uma forma de perceber que há algo que precisamos de trabalhar dentro de nós, tal vez, pensamentos que nos afligem. Eu aconselho a todos que apresentem este tipo de problema que intentem pôr em prática algumas técnicas de relaxamento ou meditação antes de ir para a cama e, além disso, que comecem por praticar uma boa higiene do sono. Por outras palavras, deitar-se sempre possa à mesma hora, jantar ligeiro e deixar um mínimo de horas antes de dormir, seguir uma rotina que induza o sono, como tomar um bom banho, ler alguma coisa, ouvir música relaxante pouco antes de dormir, etc. Claro esta todos nós somos diferentes e há técnicas que podem funcionar e outras não. Basta com ir experimentando e ver que estratégia nos é melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!