sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Alguns factores que na minha opinião são importantes...

No matter it is Valentine or not !
Photo by HAMED MASOUMI

A vida a dois requer que ambos pensem na felicidade do outro e não apenas na felicidade individual. Requer constante esforço e criatividade para conseguir manter a relação saudável e com isso proteger a saúde mental das pessoas envolvidas na relação a longo prazo. No outro dia estava a ler um artigo que falava precisamente disso e após algumas reflexões posso concluir de uma maneira bastante resumida que para manter uma relação saudável é importante, sem qualquer ordem na listagem, manter:

1. A atracção e respeito mutuo. Há casais que perdem completamente o respeito, chegando inclusive a dizerem-se nomes. Quando isso acontece, para mim acabou tudo. O respeito pela outra pessoa esta acima de tudo.  

2. Interesses em comum e aceitar os interesses do outro. Se ambos gostam de ler é provável que ambos possam beneficiar-se de um bom livro a dois... Vá se ele ou ela não gosta de ler por prazer, isso também não é o fim do mundo, desde que isso não interfira na vossa relação. 

3. Desfrutar e valorizar o tempo juntos. Definitivamente, muitos se queixam de não terem tempo para estar juntos. Ora, o que eu vos digo é que os tempos são difíceis e a vida moderna leva-nos muitas vezes a abdicar de estar juntos como desejaríamos, no entanto, quando têm essa oportunidade passam o dia todo a discutir ou a inventar desculpas que acabam por afastá-los mais e mais... Procurar activamente estar juntos é algo que não pode faltar e mesmo que por pouco tempo, aproveitá-lo ao máximo. 

4. A capacidade para demonstrar e receber afecto.  Nem mais nem menos, receber afecto sem antes questionar-se o que fizeram para o receber é algo importante. Há muitas formas de demonstrar afecto com pequenos gestos, não deixem escapar boas oportunidades para o fazer...  

5. Um forte senso de compromisso e fidelidade com a relação. Isto acho que nem preciso especificar mais... quem é que quer estar com alguém que não se compromete nem assume uma relação, apenas uma?   

6. Comunicação efectiva e habilidades para resolver problemas. É completamente normal existirem diferenças numa relação, afinal de contas somos diferentes, certos? Mas nada como procurar resolver essas diferenças através de uma conversa sensata a dois.  

7. O compromisso de trabalhar através dos conflitos e desacordos com respeito, com capacidade de perdão e aceitar o perdão. É importante relembrar que somos seres humanos e podemos enganar-nos com algumas atitudes, mas nunca é tarde para reflectir, desculpar-nos e mudar a nossa forma de agir. O mais importante de tudo é aprender com cada situação.  

8. Ser realista e procurar estar de acordo com as expectativas da outra pessoa, mas acima de tudo com vontade de estar a altura das nossas próprias expectativas.  

9. Uma filosofia de vida compartilhada, incluindo valores e prioridades. Isto é muito importante, isto inclui as atitudes compartilhadas pela família e amigos, etc.  

10. Uma relação sexual satisfatória.  

Digo-vos uma coisa, não esperem que alguma situação incómoda chegue a transformar-se numa crise na vossa relação, o melhor é conversar sobre todas essas situações que não deixam a relação fluir. Nada se resolve como por magia e também não existem receitas perfeitas para manter uma relação, mas eu acredito que a manutenção destes factores pode beneficiar a qualidade de vida a dois muito... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!