terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Eis aqui a nossa pequenina de casa...

A Aloe Vera é utilizada tradicionalmente no seu estado natural para tratar queimaduras, picadas, mordidas, mas suas propriedades curativas a transformaram em uma das plantas favoritas da medicina natural para tratar problemas digestivos, sinusites, psoriases e manchas de pele, dores musculares, hemorroidas e para o cuidado do couro cabeludo.

Esta humilde planta nunca faltou em minha casa, é daquelas que não podem faltar mesmo. A Aloe Vera tem  a propriedade de ser absorvida com grande rapidez pela pela, em seu estado natural ou em produtos derivados permite rejuvenecer, hidratar e tornar a pele mais flexível. Eu adoro de usar no seu estado natural, cortar uma das suas pencas (sempre de baixo para acima), tirar a pele e usar directamente na pele, no cabelo ou através de sumos. Diversos estudos apontam que esta planta permite aliviar a dor ao ser aplicada directamente sobre hematomas ou cortes, pois possui componentes que actuam como inibidores da dor e anti-inflamatórios que penetram profundamente na pele. E que o diga eu, que na altura em que tive uma queimadura de nível dois no meu pé direito e foi graças a esta maravilhosa planta que fiquei completamente curada e sem nenhuma marca na pele. Mas a sua grandiosidade não fica por aqui, porque para além disto tudo, a aloe vera é capaz de reforçar o sistema imunológico da pele, evitando que se dane. Alguns médicos acreditam que esta planta pode ser inclusive utilizada para combater o cancro de pele.

As pencas da aloe vera são compostas por um gel ligeiramente viscoso composto por 99% de água, a percentagem restante contem pelo menos 75 nutrientes conhecidos, entre os quais se contam 18 aminoácidos, 12 vitaminas e 20 minerais, além de conter cerca de 200 fitonutrientes. Esta planta possui 18 dos 23 aminoácidos necessários para o corpo humano ajudando assim na formação de novas células e tecidos. Esta planta possui Vitamina C, por isso actua como antioxidante e permite maior energia ao organismo. Não é por acaso que os sumos combinados com Aloe Vera são usados para aumentar a energia das pessoas durante o dia. Possui também as Vitaminas A, B2, B6 e B12, favorecendo a produção de energia a partir dos alimentos, de hormonas, enzimas e proteínas, reforça o sistema imunológico e o bom funcionamento do sistema nervoso. 

O meu conselho: utilizem aloe vera nas vossas vidas, existem múltiplos produtos no mercado criados a partir dos extractos, mas nem todos possuem a mesma efectividade, antes de comprar é preciso avaliar cuidadosamente as alternativas. Senão... façam com eu, tenham a vossa própria planta em casa, além de decorativa, é uma planta medicinal de primeira categoria. Com ela podem fazer cremes, xaropes, sumos e muitas coisas mais... 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!