quarta-feira, 14 de março de 2012

Avaliação de Aprendizagens...


Ora, hoje começou a formação de avaliação de aprendizagens que me candidatei para fazer nas próximas semanas. Não podia ter ficado mais satisfeita ao ver ao fim e ao cabo uma formadora que sabe exactamente do que faz... Avaliar, avaliar é das coisas mais difíceis quando somos formadores. Conceitos como Avaliação Continua, Avaliação Diagnóstica, Escalas, Avaliação Quantitativa, Avaliação Qualitativa, Avaliação Sumativa, Avaliação da Formação... etc. são conceitos que devem estar presentes na cabeça de qualquer formador, porque só assim é que garantimos a qualidade e excelência das formações. Porque há formadores e formadores... e há formadores que acham que avaliar é apenas um sistema de reforços e punições. Esta perspectiva da avaliação já lá foi há muitos anos... hoje em dia as exigências de ensino são outras e aquela perspectiva de que "se não fazes isto ou aquilo bem, então vais para o canto da sala" já não é bem assim, sobretudo, quando falamos da formação com adultos, em que as necessidades de avaliar são outras e as motivações muitas vezes são poucas. Estas serão umas semanas de muito trabalho e aprendizagens significativas... espero poder no fim alcançar a objectividade que qualquer bom formador desejaria de ter à hora de avaliar aprendizagens e não comportamentos. Existe uma grande diferença entre estas duas, porque enquanto na primeira nos centramos nas competências esperadas dos formandos no fim de uma sessão, na segunda apenas se baseia no "saber estar" dos formandos na sessão. Objectividade e transparência na avaliação são fundamentais e avaliações só garantem qualidade quando somos capazes de pôr tudo preto no branco... 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!