terça-feira, 7 de outubro de 2014

Desinflamar com gelo...


Ao longo deste tempo tenho aprendido e confirmado com os meus próprios olhos que colocar gelo não é um mito à hora que querermos controlar e prevenir processos inflamatórios. Muita gente não dá valor a isto e compram inúmeras cremas e pomadas para ter este efeito... mas a verdade é uma, não existe nenhum anti-inflamatório mais eficaz e de tão fácil disposição em casa do que o gelo. Esta constituiu a minha ferramenta diária de trabalho durante o meu estágio. De facto, ao aplicarmos gelo não só evitamos e aliviamos o inchaço e o edema como também podemos reduzir significativamente a intensidade da dor, funcionando o gelo neste sentido como um analgésico de primeira. Por minhas mãos já passaram muitas pessoas com lombalgias, cervicalgias, epicondilites, artroses, etc. e em quase todos foi requerida a utilização do gelo para fins terapêuticos. 

As vezes temos à nossa disposição aquilo que nos pode ajudar no tratamento de um determinado problema e por falta de conhecimento não o usamos... outras vezes é porque simplesmente subestimamos o poder do mesmo. Podem estar a perguntar-se, mas como fazemos para colocar o gelo? Existem várias formas, o mais importante é que apliquemos o gelo imediatamente após ter ocorrido a lesão e nunca em casos onde haja fractura exposta, infecções ou perda de sensibilidade. Quando há perda de sensibilidade no loca, a pessoa não é capaz de sentir o quão frio esta, provocando queimadura. 

- Podemos aplicar gelo num saco plástico, colocando vários cubos de gelo e sempre movimentando o saco fazendo numa espécie de massagem; 
- Podemos também aplicar o gelo (em zonas mais pequenas como a mão ou planta do pé) com um cubo de gelo directamente com a ajuda de um pano. 
- Podemos ainda colocar uma bacia com gelo e agua e introduzir a mão ou pé. 
O principal sinal de que o gelo fez o seu efeito é observar a pela avermelhada, isto é devido ao aumento da pressão sanguínea. É ideal aplicar gelo a cada 2 horas durante 48 horas até conseguir o efeito pretendido - diminuir a inflamação ou inchaço e a dor.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com os dizeres acima. Tive uma lesao grave no joelho quando tive o mesmo deslocado, alem da tala ortopedica que estou usando, estou tratando a inflamacao com gelo duas vezes ao dia por 20 minutos. Estou tendo grande resultado. Ou seja o remedio está dentro do congelador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gelo é fundamental para desinflamar... Continue fazendo gelo porque irá ter mesmo bons resultados. As melhoras!

      Eliminar

Que pensas sobre isto? Desejas partilhar algo parecido? Concordas ou não?
Obrigada pela visita!